domingo, 31 de agosto de 2008

PorQueMeApeteceum - Agosto




Este mês fica, no meu blogue, marcado por duas condicionantes:

Primeiro, a determinação que todos os posts tentassem ser mais positivos, animadores, alegres.
Segundo, uma terrível falta de tempo que me fez correr esganiçadamente, apenas para cumprir os “mínimos olímpicos” de quem usa e compartilha este espaço virtual.

Assim, os meus destaques são fruto dessa situação dúplice. Anoto dois blogues que primam pela apreciação irónica e divertida da actualidade.


PALAVROSSAVRVS REX
“Porque as palavras me são luz e instrumento explicitador de amor e inconformismo, de dor e de prazer; Porque as palavras me são garantia de esplendor carnívoro pela verdade toda, pela carcaça da realidade que só eu poderei devorar, rei e tirano do dizer inédito, serei, porque o sou de facto, o inextinguível e feroz Palavrossavrvs Rex”


O país do Burro
“Crónicas do país do Burro. Histórias de um país adormecido, para ler no intervalo da novela. E, se o burro não puxa, a carroça não anda…”


sábado, 30 de agosto de 2008

Gnothi Seauton (da maneira mais fácil)


Origem da imagem

Quantas vezes matutamos acerca do que os outros realmente pensam de nós. Talvez não o admitamos à boca cheia, talvez digamos que pouco isso nos importa. Mas, a mais pura das realidades é que, por vezes, nos nossos celsos momentos de introspecção caseira, colocamos, mesmo que fugazmente, essa dúvida primária.


Alguns caem na esparrela de apanhar um amigo e, quando ele não tem hipótese de fuga, fazer-lhe a pergunta com o ar mais angelical do mundo: “Sinceramente, o que pensas de mim? Vá lá, sê sincero que eu não fico chateado…” Das duas, uma: ou o desgraçado é perito em diplomacia e consegue dar uma resposta que nos satisfaz e nem sabemos porquê, tal a demagogia que usou, ou, se ele é mais ingénuo que o Forrest Gump, e diz o que realmente pensa, fazemos o melhor sorriso amarelo que sabemos e agraciamo-lo mentalmente com uma enorme colectânea de maldições.


Assim, para evitar essas duvidas cruéis, mas inevitáveis; para evitar perder amigos sinceros, fizeram-se os testes de personalidade. No anonimato podemos ter algo que funciona como um espelho falante, a quem colocamos as perguntas incómodas e toda a gente sai a ganhar. Mesmo que não gostemos das respostas, sempre podemos pensar: “isto é tão estúpido! Só faço para me divertir…”


Nesta linha de raciocínio, andei a fazer um destes testes. Talvez dos mais profundos e elaborados que já encontrei. A questão sublime era: Se fosse um animal, qual seria? É incrivelmente atractivo, não é? (Devem por este andar, estar a imaginar o interessante que a minha vida anda neste momento, não é?)


Bem, a resposta não sei se é boa ou má. Este teste informou-me que eu sou uma coruja!!!


Mau, não deve ser. Já vi corujas muito bonitas, algumas até embalsamadas e que ficam bem numa casa. Mas, dizer que é a resposta que esperava… Imaginei-me com aqueles olhos grandes a olhar as pessoas e a dar um grito de vez em quando, já para não falar da emocionante vida nocturna que poderia desenvolver.


Bem, adiante! Se alguém tiver esta curiosidade pode ir aqui.


Sempre fica mais informado de como é visto pela fauna circundante.



sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Britcom 3


French and Saunders


Estas senhoras são umas senhoras!


Arrancam-me a boa disposição mesmo quando estou num estado vegetativo que mete inveja a um cacto. São várias as séries em que participaram, mas adoro quando fazem versões de filmes famosos e gozam com artistas, como é o caso do filme que escolhi para este post. (Dedicado à Madonna que nos visita daqui a 15 dias.) Mas, poderiam ser outros, como a rábula ao Exorcista, Kill Bill ou Fellini. Então a imitarem a Céline Dion, Amy Winehouse ou Boy George...


Meu Deus, que seria desta vida sem comediantes? OK! temos os politicos e o Jet Set nacional, mas estou a falar dos que assumem que o são. E cujo sentido de humor é inteligente.


quinta-feira, 28 de agosto de 2008

É verdade, sim senhor







Quando se anda em arrumações as coisas que se encontra!
Este marcador de livros já o julgava perdido, mas afinal estava bem perto. Foi uma alegria voltar a tê-lo nas mãos. Foi uma alegria relê-lo. Fez-me lembrar que por vezes as coisas mais difíceis, mais demoradas e que em certa altura parecem causas perdidas, são as que no fim, geralmente, acabam por saber melhor.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Enola

Músicas que se apoderavam dos nossos músculos, começando pelo bater leve, mas compassado, do pé, até darmos por nós a abanar o capacete no meio de uma garagem transformada em pista de discoteca. Com a vantagem de ter mesas com sumos, sevenapes, sandes e bolinhos caseiros. Nessa época iniciei uma curta, mas memorável, carreira como DJ versão anos 80. Acompanhado do meu kit de LP's, singles de vinil e cassetes. Usufruía do que eram as vantagens do ambiente e tinha uma desculpa credível para não andar a dançar.

Este single de vinil foi dos mais usados. Acho que até ficou riscado. (Ironicamente na palavra gay, gay, gay...)



sábado, 23 de agosto de 2008

Alegria suprema (gastronomicamente falando, é claro!)

Num mês em que a alegria tem que ser o denominador comum a todos os meus posts, a arte de bem cozinhar e melhor ainda comer não pode faltar, não senhor.

Hoje a questão é A QUESTÃO.

Qual a minha comida preferida?

O que me apetecia comer, assim de repente…, agora..., sem pensar muito..., instintivamente?

Se fosse a um restaurante onde qualquer pedido pudesse ser atendido instantaneamente, que escolheria?

Se fosse para a cadeira eléctrica, qual seria a última refeição que pediria?

Bem, tentei, ao pensar, ser muito racional e cosmopolita. (Hummmm… Nouvelle cuisine, uma iguaria raríssima ou um pitéu internacionalmente consagrado.)

Qual quê!!! Só me vinha á mente uma coisa. Batia e voltava a bater na parte interior da minha cabeça a resposta. Tão clara como água. Deixando as peneiras de lado, o meu coração, as minhas papilas gustativas, e mais tudo o que pode salivar, gritavam desalmadamente:

Migas á Alentejana!

(Sim, sim, sim…)


Deixo-vos com um belíssimo texto sobre esta iguaria, que rapinei num blogue com um titulo delicioso: Alentejanano



“Imagine-se, numa manhã fria de inverno, uma grande cozinha com a sua lareira ao fundo. Sobre as brasas coloque-se uma trempe e em cima desta uma sertã de ferro, funda com um cabo. Cortem-se lá para dentro rodelas de chouriço, farinheira e umas lascas de toucinho. Deite-se mão de entrecosto e carne de porco migada, antecedentemente apaladada com massa de pimentão. Para ajudar a fritura dos enchidos, caso o toucinho não chegue, uma colherita de banha ou fio de azeite. Não se pode dispensar um ou dois dentes de alho.
Retire os enchidos depois de fritos, mas não exagere e bote de seguida a carne de porco, que levará um pouco mais de tempo. Previamente já amoleceu em água pão duro (do nosso “casqueiro” alentejano) que apenas se deixa roer. Retire a última fritura e, no pingo que ficou deite o pão escorrido quase desfeito, renovando os alhos, porque os da primeira fritura já estão pretos.
De colher de pau em punho dê umas voltas até obter uma massa uniforme. Prove e apure de sal. Se achar seca, junte uns golpes de água. Começando a despegar do fundo abandone-se a colher e segurando a pega da sertã tente enrolar a massa. Pode-se imaginar do “Tour d’Argent” finalizando uma omoleta. Obterá, se para tanto tiver arte e engenho, um rolo tostadinho por fora, mas não muito seco.
Está pronto.
Verta numa travessa, dispondo à volta as carnes fritas e rodelas ou gomo de laranja. Um pequeno pires de rábano é companhia apreciável.
Assista-se com um tinto encorpado de preferência do Alentejo e prepare-se para não fazer mais nada durante a tarde excepto filosofar sobre pequenas/grandes coisas da vida, enquanto lá fora cai a chuva miúda e sobra o norte gelado.
É a “áurea mediocritas” dirá o leitor cosmopolita e “europeu” .
Mas é BOM.”



E mai nada!


quinta-feira, 21 de agosto de 2008

A alegria de hoje


Jornal Record

Alegria, porque no meio de tanta palhaçada e folclore existem pessoas que lutam e dão o melhor!
No Desporto, como em tudo na vida.

Parabéns Nelson!


quarta-feira, 20 de agosto de 2008

1978 / 2008: 30 anos de evolução!




É inegável o progresso que ocorreu nestas últimas décadas. Um estudo recente ilustrou com 6 situações os maravilhosos avanços na sociedade.



Situação 1

O Carlos e o Quim andam à tareia no intervalo das aulas.


1978: Os colegas animam a luta. o Carlos ganha. Os dois rapazes cumprimentam-se e acabam por ir juntos jogar matrecos.
2008: A escola é encerrada. A SIC proclama o mês anti-violência escolar, O Jornal de Notícias faz uma capa inteira dedicada ao tema, e a TVI insiste em colocar a Moura-Guedes à porta da escola a apresentar o telejornal, mesmo debaixo de chuva.


Situação 2

O Jaime não pára quieto nas aulas, interrompe e incomoda os colegas.


1978: Mandam o Jaime ir falar com o Director, e este dá-lhe uma repreensão de todo o tamanho. O Jaime volta à aula, senta-se em silêncio e não interrompe mais.
2008: Administram ao Jaime umas valentes doses de Ritalin. O Jaime parece um Zombie. A escola recebe um apoio financeiro por terem um aluno incapacitado.



Situação 3

O Ricardo faz uma asneira na sala de aula.


1978: O professor coloca-o de castigo. Ao chegar a casa o pai dá-lhe dois tabefes porque 'alguma deve ter feito'.
2008: O professor pede-lhe desculpa. O pai pede-lhe desculpa e compra-lhe uma Playstation 3.



Situação 4

O Luís parte o vidro dum carro. O pai apanha um cinto e disciplina-o.


1978: O Luís tem mais cuidado da próxima vez. Cresce normalmente, vai à universidade e converte-se num homem de negócios bem sucedido.
2008: Prendem o pai do Luís por maus tratos a menores. Sem a figura paterna, o Luís junta-se a um gang de rua. Os psicólogos convencem a sua irmã que o pai abusava dela e metem-no na cadeia para sempre. A mãe do Luís começa a namorar com o psicólogo. O programa da Fátima Lopes mantém durante meses o caso em estudo, bem como o Você na TV do Manuel Luís Goucha.



Situação 5

Dia de mudança de horário de Verão para Inverno.


1978: Não se passa nada.
2008: As pessoas sofrem de distúrbios de sono, depressão e caganeira.



Situação 6

O fim das férias.


1978: Depois de passar 15 dias com a família atrelada numa caravana puxada por um Fiat 600 pela costa de Portugal, terminam as férias. No dia seguinte vai-se trabalhar.
2008: Depois de voltar de Cancún de uma viagem com tudo pago, terminam as férias. As pessoas sofrem de distúrbios de sono, depressão, seborreia e caganeira.