Prólogo
O Pinguim desafiou-me, em Agosto passado, para descrever eventos culturais aos quais eu gostaria de assistir durante um dia de férias. A ideia seria envolver diversas artes e referenciar algumas das coisas que gosto e outras que gostaria de conhecer, e que estão, digamos, em lista de espera. Foi esse o espírito que invadiu a escrita deste meu post. Tive então a ideia de descrever o que para mim seria um dia perfeito em que, ignorando as leis do espaço e tempo, estaria onde desejasse e a fazer o que me apetecesse, qual Jack Bauer. (Apertem então os cintos)
24 – A minha versão
Há que acordar cedo para aproveitar o dia. Também existe a necessidade de preparar o estômago para a maratona. Nada como um substancial e britânico pequeno-almoço. Enquanto preparo ovos com bacon, salsichas junto com cogumelos, tomate e uns feijõezinhos para fazerem companhia a um escuro e aromático café, decido escutar a Sinfonia No. 2 de Rachmaninoff. É o compositor que estou agora a descobrir nas minhas horas vagas. Um pouco nostálgico, é verdade, mas intenso q. b. para o típico inicio entorpecido do dia.
Bem, avisam-me que tenho um avião particular à espera. Próximo destino: Bilbau, Espanha. Museu Guggenheim. Primeiro, tenho curiosidade em observar em primeira mão a arquitectura arrojada do edifício e o efeito conseguido na zona à beira rio. Seguidamente quero ver, quer a colecção permanente, quer a actual exposição temporária de pintura cedida pelo museu Kunsthistorisches Museum de Viena.
Depois a proximidade do almoço é o pretexto para uma loucura. Vou até Istambul para almoçar, perto da Basílica de Santa Sofia, com vista para o Bósforo. Mas tratando-se de um dia mágico, não pode faltar o meu almoço preferido. Migas à Alentejana, um bom tinto alentejano, e Sericaia (ameixas em calda de Elvas incluídas) para sobremesa. O café é turco. (Isto é meio surrealista, mas o dia é meu…)
Toca a andar para o cinema. Apanho uma sessão tripla aqui mesmo na Turquia. Veria O Último Imperador de Bertolucci, que sempre me fascinou pela música e fotografia; Mystic River, de Clint Eastwood, para chorar um bocado; por fim Making Love de Arthur Hiller, um filme que aguardo com curiosidade.
Ainda a tirar as últimas pipocas do gigantesco balde, aterro em Milão, onde o La Scala está á minha espera com Carmina Burana de Carl Orff. (Acho que a culpa é do antigo anúncio da Old Spice…)
Olha para o programa do dia: segue-se bailado. Não é onde me sinta muito á vontade. Mas vou até Praga, para o belo teatro nacional assistir ao Pássaro de Fogo de Igor Stravinsky. Creio que a minha escolha foi, um pouco inconscientemente, para fugir ao clássico, e assim fui seduzido pela fama deste músico meio revolucionário para a sua época.
Teatro. Vou ao Porto, Teatro Nacional de São João assistir ao Mercador de Veneza de Shakespeare. Como brinde, uma francesinha para o jantar, pois claro!
Hesito o que escolher para os concertos. Tantos cantores e bandas que gostaria de ver ao vivo! Mas, vou deixar sair a minha faceta clássica e romântica. Como é um dia em que tudo é possível, escolho os Madredeus, mas na sua constituição original, ainda com Teresa Salgueiro e Rodrigo Leão, a actuar no interior do Castelo de Belmonte, naquele anfiteatro tão despretensioso e familiar.
Depois, aproveitando o desfasamento horário, vou ainda ao Canadá assistir a um concerto de Leonard Cohen.
Epílogo:
Chá verde com jasmim e… cama.
6 comentários:
Meu querido amigo
"tardaste, mas arrecadaste..."
Só dispensava o abominável café turco, substituindo-o pela admirável bica portuguesa.
Afinal sonhar é fácil e o mundo é pequeno!!!
Obrigado pela tua respodta, tão cheia de coisas boas e tão bem "cozinhadas entre si.
Abração.
Todos nós temos aqueles dias que são perfeitos, que vão desde o acordar até o adormecer.
Esse desafio além de ser diferente é estimulante. Vai ao encontro do que é um sonho e a realidade.
Nunca tinha pensado o que seria um dia perfeito para mim. Será que há dias assim?
Acho que não, mas isso é o meu pessimismo a falar sem pedir licença!
*Hugs n' smiles*
Carlos
Adorei a maioria das tuas escolhas!
Mas confesso que ainda me sinto cansado de tanto "palmilhar" milhas daqui para ali!!!
Pinguim,
Quando digo que sou um bocado para o lento, nota-se nestas coisas!
:-)
E claro que tinha que incluir coisas relacionadas com comida…
Abraço!
Carlos,
Este dia foi perfeito dentro da proposta que me fizeram. E se calhar amanhã ou para a semana já escolhia outras coisas para ser perfeito.
Mas, dia perfeito, em sentido, digamos, absoluto, talvez a “conversa” tivesse também outros ingredientes. Mas, olha que essa é mesmo uma ideia engraçada para um desafio…
Abraço!
Tongzhi,
Ainda bem que gostaste. A verdade é que “andei” muito…
:-)
Abraço!
Se Richard Branson planeia viagens extraterrestres, algo impensável para muita gente, porque não realizar um dia assim como o que propões?
Assim que houver bilhetes não te esqueças de comprar dois.
Eu vou!
GRITOMUDO
Gritomudo,
O sonho comanda a vida... e as descobertas cientificas!
Fica a reserva feita. Abraço!
Enviar um comentário