segunda-feira, 31 de março de 2008

Porquemeapeteceum – Março2008

O mês de Março foi generoso. Teve tudo para todos os gostos naquilo que fui sobrevoando no “planeta” blogosfera. Se fosse escolher pelo bom gosto, a originalidade, a irreverência, a cultura, só para mencionar alguns critérios, tinha resmas de material. Mas, tive que pensar que o espírito destas nomeações é o que me apeteceu reter nos neurónios. O que faz com que os meus impulsos, sem explicação plausível, sejam os ditadores nesta ocasião.

Assim, aqui vai os destinatários:

Porque escrevo / Memoria fracturada
Um excelente contador de histórias. Curtas, cruas, mas portadoras de uma realidade indisfarçável. Este post em especial trata do doloroso dilema de muitos bons homens. A luta entre o que se quer e o que se tem, entre o que se pensa que se vai ter e o que se realmente consegue. O papel do sexo, do amor, do compromisso, da eterna procura de quem não se sente parte de nada. Para ser perfeito, perfeito, só faltava a música do António Variações, “Estou além”.


Espectativas / Maurice
O relato sentido de como uma relação descamba numa rotina sem sabor. Conquisto-me a expressão:” Mas algures pelo caminho perdi o hábito de sonhar…” Lembrei-me da musica de Cat Stevens “Father and son” onde a certa altura canta:
“…For you will still be here tomorrow/But your dreams may not”. Realmente, cada vez dou mais importância a não apenas estar vivo, mas a ter um sonho que nos conduza no trânsito insano desta vida.


Fado Hilério / O Melhor dos dois mundos
Uma colorida paleta com muita substancia. Desde as memorias transmontanas até a um anticlericalismo divertido, passando por actualidades pertinentes. Qualquer um dos post’s podia estar aqui a ser recordado. Mas, é a musica que vou destacar. Não é que a música de “Fado Hilário” cantada pela Kdlang não me saiu da cabeça? Fartei-me de andar a cantarola-la. Ainda não a consegui, mas no youtube sou cliente habitual desta linda melodia.


Blogues e Comentários / WhyNotNow
Vocês os três (Pinguim, Paulo e Zé) vão compartilhar esta nomeação. Podia ser pelo jantar de 19 de Abril, mas não é (embora essa pode ser candidata ao mês de Abril.)
Tudo começou quando o Paulo anunciou que estava a ficar desmotivado para continuar a escrever no FJ. Gostei de ver como um post do Pinguim foi dedicado ao assunto. Para mim isto revela um espírito fantástico na blogosfera, que não pode ser esquecido. Os blogue apesar de revelarem o nosso mundo e gostarmos de dar o melhor neles, na sua apresentação e na sedução de imagem, devem ser instrumentos de solidariedade e partilha. Esta situação em particular revelou o melhor que pode existir neste mundo virtual. Exemplo para mim.

(Descobri já no fim que os vossos post sobre esse assunto são de Fevereiro! - Deve ser do jet lag. Bem, como ninguém sabe como me processar por esta irregularidade, fica na mesma a nomeação. “Mais vale tarde que nunca…”)


In-memoriam / Boa noite e um queijo
Porque existem recordações. O texto é tão belo e sentido que não me atrevo a fazer comentários. Leiam-no outra vez, ou se ainda não o leram, façam esse favor a vocês.


Hydrargirum

(Last but not least)
Todos os posts são momentos para hidra-rir, até me hidra-urinar. Seria injusto dizer que este mês um foi melhor que o outro, todos estão ao nível de 7 estrelas. O que quero dizer para justificar o porque me apeteceu dar este prémio ao Hydra é porque o seu blogue é super, hiper, mega divertido. Mas, quando observamos com mais atenção também tem lições espantosas de qualidades humanas mais… sérias? Formais? Espectaculares? Olha, Obrigado e continua se faz favor!

11 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado, muito obrigado! Em nome d'Ela te agradeço muito. Obrigado! Abraço grande.

João Roque disse...

Estive muito mais preocupado em ver o que escrevias sobre os outros blogs, do que sobre o meu, até porque são todos blogs de gente que conheço e pessoalmente, o que é fantástico; e claro que estou totalmente de acordo com a tua argumentação.
Pela minha parte, claro que agradeço, sensibilizado a tua gentileza.
abraço.

João Roque disse...

Peço perdão, não conheço o Maurice pessoalmente e tenho pena; e o Manuel Braga Serrano, devo tê-lo encontrado algures "por aí" quando eu "por aí" andava...Espero reencontrá-lo no jantar de 19 de Abril.
Abraço aos três.

Socrates daSilva disse...

rato do campo,
Não tens de agradecer. Como já escrevi num comentário no teu blogue, lá sinto serenidade e paz. Talvez comente pouco porque o silencio é o melhor para saborear o que leio.
abraço

pinguim,
obrigado pela tua apreciação. Espero que qualquer dia conheças a todos pessoalmente.
abraço

Manuel Braga Serrano disse...

Ora muito agradecido por te ter posto os neurónios em ebulição, mm que inadvertidamente...

Special K disse...

Obrigado por me incluires no teu top do mês. A música já não é nada fácil de encontrar, eu também só a ouço via YT.
Por falar no jantar espero encontrar-te por lá.
Um abraço.

Socrates daSilva disse...

manuel serrano,
Tu sabes que a tua escrita tem poder. Arriscas-te a ser nomeado outra vez...
abraço

special k,
Ora! A escolha é que foi dificl pelos teus regulares bons posts. Também te arriscas a vir cá parar outra vez com essa escrita.
abraço

Hydrargirum disse...

Eu até estou apatetado....juro que estou....
O meu registo é tão diferente...que por vezes até acho que se dilui na multidão blogosférica...e as tuas palavras fizeram-me sentir precisamente o contrário...
Nem sei o que diga....é como se estivesses a falar de outra pessoa....

Fica o meu maior Obrigado! e um abraço enorme de agradecimento...
pela lembrança, pelo gesto, pelo texto aplicado à nomeação....

:D

Socrates daSilva disse...

hydrargirum,
Tanta modéstia? Só te faz engrandecer. E não tens que agradecer, porque senti o que disse.
:-0
:-)
:-))
abraço

paulo disse...

Socrates, este teu prémio vai tornar-se histórico... já antes te tinha referido o nome, fabuloso: Porquemeapeteceum.
Sabes mais: gostei das tuas descrições dos outros, dos que conheço pessoalmente e dos que vou conhecendo pelas palavras. Sabe bem lê-las!

Abraços

Socrates daSilva disse...

Paulo, Paulo... Não me faças corar!
Mas, é verdade. Sabe mesmo bem ler o material que este pessoal elabora regularmente. Existem mais, mas fica para o mês.
Um abraço tb