quinta-feira, 12 de março de 2009

Alentejano...

Um alentejano apanha um comboio para ir a Lisboa e senta-se ao lado de um senhor muito bem vestido. O alentejano começa a olhar e pergunta: Por acaso você nunca apareceu na televisão? 

Ao que o dito senhor, sorrindo, responde: Sim, eu costumo ir a muitos concursos de cultura geral e por isso o Sr. deve-me conhecer daí. Olhe, como a viagem vai ser longa, você por acaso não quer fazer um jogo comigo?

Pode ser, respondeu o alentejano.

Então fazemos assim - propõe o senhor dos concursos - como eu tenho mais cultura que o senhor, você faz-me uma pergunta sobre um assunto qualquer e se eu não souber responder, dou-lhe 50 euros. A seguir faço-lhe eu uma pergunta e se não souber a resposta, dá-me só 5. Concorda?

Vamos a isso, responde animado o alentejano.

Então eu faço-lhe a primeira pergunta. Diga-me o nome da pessoa que escreveu "Os Lusíadas", aquele poeta só com um olho, que dignificou Portugal? O alentejano começa a pensar e passados alguns instantes diz: Nã sei. Ê nã sei leri.

A resposta era Luís de Camões. Dê-me os mil escudos e agora faça-me uma pergunta qualquer, diz condescendente.

Tomi. Depois pergunta: bem, qual é o animali que se o encostar a um chaparro sobe-o com quatro patas e desce-o com cinco patas?

Olhe, essa nem eu sei, responde o homem muito admirado.

Então passe para cá os 50 euros, exige o alentejano.

Tome - acede o senhor dos concursos - Mas agora diga-me, que animal é esse?

Tamém nã sei. Tome lá 5.


(Recebida por e-mail e dedicada com muito carinho ao que de melhor existe neste pais: o Alentejo e seu povo)

6 comentários:

Daniel C.da Silva disse...

lol... vês como se ultrapassa a crise? ;)

João Roque disse...

Depois de lá viver 4 anos, comecei a entender muito melhor a "filosofia" alentejana; são, com os transmontanos a melhor gente de Portugal!!!
Abraço.

Socrates daSilva disse...

Daniel,
É verdade. os alentejanos é que sabem...

Abraço!


Pinguim,
"Atão não!?"
Não imaginas as saudades...

Abraço!

No Limite do Oceano disse...

Há que dar a volta às coisas :-p

não querendo puxar a brasa à minha sardinha (fiquei na dúvida se a expressão é mesmo assim) acho que não são os alentejanos o que há de melhor em Portugal, e para ser "politicamente" correcto apenas digo que também fazem parte :-p

*Hugs n' smiles*
Carlos

Violeta disse...

bom humor...
e fartei-me de rir.

Socrates daSilva disse...

Carlos,
Até gostei da "provocação"...
Sei que és dos Açores. Eu, depois de os conhecer, fiquei apaixonado pelas ilhas e as suas gentes. Do melhor que existe em Portugal...

Mas, o Alentejo já é uma paixão antiga, desde criança mesmo. Não sou alentejano, por isso digo sem problemas e imparcialmente, que o Alentejo e o seu povo são das coisas mais queridas e entranhadas que tenho. Do melhor, mesmo!

Não sou "politicamente correcto", mas sou sincero.
:-)

Abraço!


Violeta,
:-)

Bjs